Dicas para você evitar surpresas ao instalar programas no seu computador - Cuidado com o Hao123 hehe

Depois de outros artigos, onde foram necessárias instalações de vários programas, resolvi escrever este aqui para alertar nossos usuários sobre as surpresas que costumam surgir nas instalações nos últimos tempos.

cuidado ao instalar programas



É comum ao longo do processo de instalação o usuário passar por várias etapas do assistente sem ao menos prestar atenção nas opções de configuração, este hábito se criou a partir do momento em que os desenvolvedores de software deixavam pré-marcadas as opções padrões para a instalação de seus programas. Um exemplo famoso destes agregados e o Hao123 que de vez em quando surge para atazanar a vida dos usuários e é de difícil remoção.


Uma opção para acrescentar atalhos dos parceiros é previamente marcada.
Instalação do vDownloader trás atalhos de patrocinadores


Atalhos são todos muito bem vindos certo? O problema é que ultimamente tem se tornado cada vez mais comum a mania dos usuários de avançar, avançar e avançar para junto às configurações padrões aparecerem opções que liberam o download de outros programas e até mesmo a alteração de configurações.



Opções previamente marcadas para "enganar" o usuário.
Instalação do Daemon faz alterações no browser



Sendo assim seguem algumas dicas para auxiliar - lo a não instalar outros elementos indesejados no seu computador:

  • Observe todas as etapas, procure ler todas elas, mesmo quando encontrar instalações em inglês procure traduzir principalmente quando surgirem opções previamente marcadas.
  • Fique bastante atento com o jogo de palavras que poderá ser utilizado para ludibriar o usuário.
  • Tome muito cuidado com a posição dos botões pois na pressa de instalar logo o programas o usuário dá vários cliques na mesma posição e as vezes o botão que se clica pode ativar outro recurso.
  • Jogo de palavras utilizado para forçar o usuário a instalar o que não deseja, neste caso sempre avançar é um problema.
    Jogo de botões criado exclusivamente para "enganar" o usuário


Mesmo tomando todos estes cuidados é perigoso, em um momento de desatenção, instalar estes "bônus" sem intenção nos nossos computadores, caso isso aconteça deixe seu comentário como o problema que poderemos trabalhar um artigo para te ajudar a resolver, um abraço e até a próxima.

Fonte: Softonic

2 comentários:

  1. Eu evito esse problema usando o PSafe Internet. É um ótimo navegador e tem uma loja por onde instalo programas só com alguns cliques. Nunca mais caí nessas pegadinhas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o PSafe é um ótima dica, outra vantagem dele é o fato de ser brasileiro, obrigado Felipe!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.