5 dicas para você escolher o template certo para o seu blog.

Duas semanas! Este foi o tempo que levei para escolher e configurar (parcialmente) o template do DataInfoBlog, sem dúvida nenhuma foi o elemento mais complexo para colocar o blog no ar, não há nenhuma dúvida que a escolha do template influencia diretamente o tempo de estadia, e até mesmo a preferência pelo seu blog em relação a concorrência.


Escolha um grande template para o seu blog, blogger, templates


Mas nem todos são designers, e nem todos estão afim de investir em um template feito exclusivamente para o seu blog, por isso este artigo irá te ajudar a escolher o melhor template para o seu blog.


Dica #1 - Onde encontrar um template?

Com certeza existem vários sites que oferecem templates, os mais populares são provavelmente aqueles em que você irá encontrar belos modelos ao ponto de te obrigarem a ficar horas trocando de template até se decidir.
Encontrar Templates para o blogger


O problema é que site popular atrai muita gente (é lógico hahah), então não se assuste se você acessar um blog por aí com um visual muito parecido com o seu.

O bom do Btemplates é um menu na lateral do site que permite filtrar bastante a busca nos mais de 4000 modelos que o site disponibiliza para download totalmente grátis (Eu recomendo caso você tenha paciência para garimpar um bom modelo).

O DeluxeTemplates possui uma coleção menor de templates (cerca de 1.700 modelos gratuitos) mas mesmo assim são modelos muito bonitos, é possível filtrar os modelos pela quantidade de colunas o que ajuda um bocado durante a procura.

O IVYThemes possui templates interessantes, ele também vende alguns modelos, o que poderá proporcionar certa exclusividade para quem compra.

Os templates encontrados aqui são somente pagos (os famosos Premium ou Pro) mas isto não é de todo ruim não é verdade?!

Escolher template para o Blogger


Caso você queira exclusividade não esqueça, todo benefício tem um preço, então neste caso procure por templates premium, a possibilidade de você encontrar outro blog parecido com o seu será muito menor.

Em todos os sites da lista você encontrará uma grande variedade de modelos, é comum encontrar modelos repetidos entre eles mas com certeza você irá achar o que procura.

Dica #2 - Responsividade:

Nos dias de hoje as pessoas acessam a internet tanto do smarthphone quanto do pc, claro, sem esquecer aqueles que gostam de usar o tablet, isso a algum tempo atrás era um problema pois os blogs e sites não estavam preparados para se adaptar a este tipos de aparelhos.


Escolher template para o Blogger


Por isso a responsividade tem se tornado um fator de extrema importância na escolha do seu template, afinal ninguém quer perder acessos por ter um blog chato que dificulta a navegação de quem usa os aparelhos mobile.

Mas o que é um blog responsivo?

Blogs ou sites responsivos são aqueles que respondem (de forma elegante) às alterações feitas no tamanho da página (tente mudar o tamanho da janela do seu navegador e verá que o texto e toda a estrutura do DataInfoBlog vão se ajustar ao novo tamanho).

Com isso estes blogs ou sites poderão ser lidos em qualquer aparelho sem as chatas barrinhas de rolagem.

Se você entrar no Simplesmaticamente você verá que o seu template não é responsivo, portanto ele não irá responder como o DataInfoBlog.


Dica #3 - Colunas

Muitos blogs optam pelo quanto mais melhor, mas nem sempre quantidade remete a qualidade, por mais que esta receita seja velha ela continua valendo na escolha do seu template.

Tenha preferência por templates com apenas duas colunas ou até mesmo uma só, quando escolhemos aqueles templates com três ou mais colunas somos obrigados a poluir o blog simplesmente por ter de povoar as colunas com alguns gadgets.

Observe o MUSIKCITY e repare como um template com três colunas é poluído e carregado.



Escolher template para o Blogger
O site MUSIKCITY foi considerado pelo TechTudo um dos 10 sites mais feios do Brasil no final de 2011

Enquanto isso no Viver de Blog tempos apenas duas colunas, o que proporciona um visual muito mais limpo e agradável.

Escolher template para o Blogger
Aqui tempos um exemplo de um blog clean


É claro que a comparação entre os dois não para apenas na quantidade de colunas mais é notável que um site ou blog com duas colunas é mais organizado do que um site ou blog com três.

Observe estes 3 exemplos com templates de 1, 2 e três colunas, note o quanto o template de três é mais confuso do que os outros dois exemplos.

Template com uma coluna:

Escolher template para o Blogger

Template com duas colunas:

Escolher template para o Blogger

Template com três colunas:

Escolher template para o Blogger

Agora sabemos que a quantidade de colunas pode poluir o seu blog e até mesmo tirar a atenção de outros elemento que pra você será mais interessante.

Dica #4 - Acessibilidade

Quando um novo leitor acessa o seu blog você gostaria que este leitor ficasse o maior tempo possível e é claro que se ele resolver ler ao menos uns 10 artigos você não irá reclamar.

Mas muitos blogueiros se esquecer de preparar os seus sites para o público que o visita, quando o usuário demora a encontrar o que ele está buscando a tendência é que ele desista e vá embora.

Um bom template deve priorizar o objetivo do seu blog, deve mostrar todos os elementos que o usuário irá precisar com clareza e é claro não deverá assustar o seu leitor (nada me deixa mais revoltado do que blogs com música, sempre me assustam e eu nunca consegui gostar de nenhum deles, pense nisso).

Escolher template para o Blogger

Evite carregar as laterais com muitos gadgets isso poderá deixar o seu leitor cansado ou confuso no com seu blog. Procure dar menos alternativas para o seu leitor, assim ele não terá que passar pela síndrome do pato - anda, voa e nada, mas não faz nada direito - e quem sabe você fará com que ele foque naquilo que realmente interessa.

Evite fazer o seu usuário dar muitos cliques para encontrar aquilo que procura em sua página, mesmo que você precise de algum tipo de conversão procure fazer com que ela seja fácil e que seja acionada com pouco cliques.

Dica #5 - Elementos que compõem a página

Um blog não é composto apenas de postagens, você poderá se armar com várias outros elementos que poderão atrair a atenção do seu leitor e consequentemente aumentará suas conversões.

Escolher template para o Blogger

  • SideBar ou Barra Lateral: 

A barra lateral está diretamente ligada a dica #2, caso você opte por um template de apenas uma coluna você não irá utilizar uma barra lateral.

Mas caso o seu template tenha duas ou mais colunas com certeza a sidebar precisará de sua atenção.

Não é interessante encher a sidebar de gadget (perceba que mais uma vez eu repito isso neste artigo), como já comentamos anteriormente dar 155 opções de interação para o seu leitor irá mais assustá-lo e confundi-lo do que ajudar, e eu tenho certeza de não é isso que você procura.

Procure acrescentar na sua sidebar elementos que irão lhe ajudar a alcançar os seus objetivos, uma nuvem de tags é bonitinha mas será que o leitor está mesmo interessado em ficar girando e girando a nuvenzinha pra todos os lados?

Escolher template para o Blogger


Então se você espera atrair a atenção dele para alguma coisa em especial destaque isso na sidebar, mas tome cuidado com os exageros.

Observe a sidebar do Caneca D'água (mas volte em, não fique perdido rindo das palhaçadas postadas por lá), repare que a barra lateral possui 10 elementos, inclusive por 3 vezes eles mostram as categorias de postagens do blog, precisa mesmo tudo isso? 



Um exemlo de uma bela sidebar é encontrado no blog Escola Para Blogueiros repare o quanto a sidebar é organizada, direta com elementos objetivos e claros. O blog dele é totalmente voltado para a venda do curso sobre como ganhar mais de 100 dólares por dia na internet.

  • Menu de Navegação: 

Outro elemento importantíssimo que deve ser analisado na escolha de um template é o Menu de Navegação, afinal ele normalmente fica localizado em uma área nobre do seu blog e está em todas as páginas.

A receita aqui não é muito diferente da receita da sidebar, procure ser direto e objetivo, fique atento a qualidade e não a quantidade.

Observe o menu de navegação do globo.com, note como ele é simples e destaca bem aquilo que o site como um todo oferece.

Escolher template para o Blogger

No caso dos blogs o mais o mais comum é trazer no menu as págians Sobre nós (about, sobre, o blog, etc.), contato, home, e mais duas ou três que mereçam esta posição de destaque.

  • Corpo do blog (área das postágens):

Nesta região o mais importante é optar por um template bonito que exiba uma miniatura da imagem, afinal, uma imagem vale mais do que mil palavras.

Deve dar destaque para o título pois é através dele que o leitor chegará ao conteúdo do seu artigo.

Observe que template massa do Btemplates.

Ele possui um botão onde o leitor poderá alterar a layout do corpo do blog, além de possuir belas cores...

Escolher template para o Blogger

Na outra configuração ele fica desta maneira:

Escolher template para o Blogger


Em ambos os casos a imagem chama a atenção e a introdução do artigo junto ao título ajudam a despertar o interesse do leitor.

Conclusão

Ufa! pra quem chegou até aqui o meu muito obrigado! Para relembrar tudo o que o que você aprendeu nestas 5 dicas vamos fazer um resumo...

Escolher um template bacana não é fácil certo? Portanto lembre-se de:


#1 - Procurar o template em um bom site, e caso você queira material exclusivo um pequeno investimento não é nada mal. 

#2 - Escolher um template responsivo só tende a trazer benefícios, pois a geração web fica conectada o tempo todo seja no smarthphone, no PC, ou até mesmo no tablet. 

#3 - Cuidado com a organização do seu layout as vezes menos é mais e mais é ruim.

#4 - Acessibilidade sempre posicione claramente tudo aquilo que você pretende destacar no seu blog, os seus objetivos são prioridades, cuidado para não confundir e assustar seu leitor.

#5 - Um blog é composto por vários elementos importante principalmente o trio sidebar, menu de navegação e postagens então atenção especial a eles.

Então caro leitor, caso tenha gostado ou tenha encontrado algo que mereça nossa atenção deixe seu comentário, obrigado e até a próxima...

10 comentários:

Tecnologia do Blogger.