Conheça 2 alternativas online e gratuitas ao Microsoft Office. Nunca mais compre licença ou use softwares crackeados!

Que pena que a imagem não carregou mas leia o artigo que você nem sentirá falta dela.


Quase nos colocou em uma prisão, foi o que a Microsoft fez com os usuários ao longo dos anos, a dependência é tão grande sobre seus produtos que parece não existir um mundo sem o Word, Excel ou até mesmo sem o Windows.

Mas existe uma vida sem a Microsoft, e ela não não é tão ruim quanto podemos imaginar. Existe uma grande variedade de serviços que podem fazer você ficar totalmente independente do tio Bill.

A intenção é mostrar pra você programas alternativos aos pagos. Para que você não precise gastar um tostão para usar o seu computador com todas os recursos que tem direito. Então vamos a lista que garantirá nossa liberdade.




Office

Vamos começar a nossa lista pelo Office afinal de contas eles são essenciais para qualquer ambiente, nesta área o Microsoft Office tem o domínio total, mas há bons pacotes para quem não quer gastar quase 260 reais com a versão mais básica.

A nossa primeira alternativa será o Google Drive ou Google Docs se você preferir, apesar de ser disponível apenas via web o Google Drive possui bons recursos e atende de maneira eficiente tudo o que você precisa no dia-a-dia de um escritório.

Uma grande vantagem é justamente o compartilhamento de arquivos que podem ser editados simultaneamente por até 50 autores, e outros 150 "espectadores" visualizando as edições, com sistema de bate-papo, comentários e controle de revisões para que o arquivo possa ser gerenciado.

Este serviço do Google é grátis até que você resolva aumentar o seu espaço que logo de cara é de 15 Gb.

Vamos conhecer as alternativas para o trio de ferro mais tradicional dos PCs mundo afora.

Editor de Textos: Embora não seja tão completo quanto o Word, o editor de textos do Google Drive atende muito bem as necessidades de qualquer usuário, com um visual muito simples e bem intuitivo você nem vai sentir falta da consagrada interface Fluent User.

# Fluent User é o nome dado a nova interface (o visual do programa) da Microsoft que começou a ser popularizada com o lançamento do Windows Vista e do Office 2007, é caracterizada pelo uso de guias em vez de menus e o uso de um faixa de opções no lugar das barras de ferramentas.

Ahh que pena que sua imagem não carregou, mas continue lendo que mesmo sem ela o artigo irá te ajudar, tenho certeza! Conheça aqui programas que substituem o Office muito bem.Apesar de ser uma ferramenta básica ele possui uma lista de completa, é possível fazer como qualidade nos seus textos:
  • Sumários
  • Tabelas
  • Desenhos
  • Cortes nas imagens inseridas
  • Configuração completa de página e parágrafo
  • Correção ortográfica e gramatical
  • Criar estilos de Formatação
Claro que esta lista é pequena mas por ela você pode ter uma ideia de que é possível construir um belo trabalho pelo editor.

Editor de Planilhas: Enfim aqui deu pra ter uma ideia de que a lista de opções é bem atraente, claro que quem está acostumado com o Word vai sentir falta de algumas mordomias, mas nada que você não se acostume. Não deixe de acompanhar a página Office Training porque lá você irá encontrar tutoriais também para o Google Drive.

O editor de planilhas é também bastante completo para um serviço online, com a mesma interface do editor de texto, o visual é limpo agradável e mais uma vez muito intuitivo.

Ahh que pena que sua imagem não carregou, mas continue lendo que mesmo sem ela o artigo irá te ajudar, tenho certeza! Conheça aqui programas que substituem o Office muito bem.


Quanto a ferramentas e recursos a alternativa ao Excel não deixa a desejar.

  • Filtros
  • Validação de dados
  • Formatação Condicional
  • Inserir Função
  • Proteção

Falando em formatação condicional se você ainda não sabe usar este recurso no Excel clique e veja como formatar suas planilhas de acordo com os valores inseridos.

E mais um bocado de coisas é claro, deixei pra destacar o recurso para inserir gráficos, eu curti pra caramba fiquei um tempão brincando com ela.

Ahh que pena que sua imagem não carregou, mas continue lendo que mesmo sem ela o artigo irá te ajudar, tenho certeza! Conheça aqui programas que substituem o Office muito bem.


Editor de Apresentações: Eu particularmente adoro o PowerPoint, mas já faz um bom tempo que só crio as minhas apresentações que dão o suporte para as minhas aulas no Editor de Apresentações do Google Drive. Primeiro porque é tudo online, e com isso, eu não preciso ficar carregando notebook ou pendrive (vivia esquecendo). E assim como os outros dois que já comentamos ele também atende todas as minhas necessidades sem o menor problema.

  • Slide Mestre
  • Inserir Formas
  • Modelos de design
  • Tabelas
  • Editor de Layouts
  • Efeitos de Transição

Resumindo, sua apresentação será completa, não tem todos aqueles efeitos de animação do PowerPoint, na verdade não tem nenhum efeito de animação, o que pra mim, não faz a menor falta. E cá entre nós efeitos de mais nas apresentações só atrapalham não é verdade?

Então, o que você acha de ver mais dicas sobre como construir suas apresentações sem cometer erros, com qualidade para detonar na hora do show?


E então gostou do Google Drive? Eu uso bastante e garanto a você que com um pouquinho de esforço você com certeza não terá problemas em utilizar mais esta bela ferramenta do Google.

Zoho Office



Ahh que pena que sua imagem não carregou, mas continue lendo que mesmo sem ela o artigo irá te ajudar, tenho certeza! Conheça aqui programas que substituem o Office muito bem.


Uma outra alternativa bastante interessante é o Zoho Office hã? quem?  que por aqui não é nada popular, e por isso todos em inglês, o que na verdade não chega a ser um grande problema, porque muitas palavras aparecem traduzidas, no editor de planilhas por exemplo toda a interface estava traduzida, exceto as fórmulas.

Além do Office o Zoho oferece uma grande variedade de ferramentas - de acordo com o proprio Zoho são 21 diferentes funcionalidades oferecidas pelo serviço -  para dar suporte ao seu negócio, por isso é interessante você dar uma olhadinha nos outros recursos.

Editor de Textos: O  editor de textos, chamado de Writer, não deixa a desejar, assim como é de costume de todos os editores online, ele não é um super editor a moda do Word mas é um grande substituto.

Com um bela interface organizada em Guias, encontrar os recursos é uma tarefa bem fácil. Observe que apesar do visual simples, os ícones já conhecidos por todos facilitam a vida de quem precisa usar uma versão alternativa.

Ahh que pena que sua imagem não carregou, mas continue lendo que mesmo sem ela o artigo irá te ajudar, tenho certeza! Conheça aqui programas que substituem o Office muito bem.


Uma ótima sacada manter a estrutura de guias, porque as pessoas se acostumaram com essa modelo de interface no Word assim o "susto" com a diferença entre os serviços é menor.

Editor de Planilhas: Mantendo a linha do Writer a interface do editor de planilhas também é muito bonita na verdade elas são iguais é claro e bastante intuitiva.

Ahh que pena que sua imagem não carregou, mas continue lendo que mesmo sem ela o artigo irá te ajudar, tenho certeza! Conheça aqui programas que substituem o Office muito bem.


Os principais recursos estão lá, gráficos, validação de dados, formatação condicional, filtro e classificação, congelar painéis, enfim, tudo muito fácil de encontrar e usar.


Editor de Apresentações: Assim que criar uma nova apresentação você terá a chance de escolher um tema, fontes e cores, mais completo até que o Google Drive. Depois de escolher o seu modelo você terá a mesma interface dos outros dois irmãos mostrados aqui em cima.


Ahh que pena que sua imagem não carregou, mas continue lendo que mesmo sem ela o artigo irá te ajudar, tenho certeza! Conheça aqui programas que substituem o Office muito bem.


E ele não supera o Google apenas no quesito temas, com um menu específico para animações o Zoho Show oferece efeitos de entrada, ênfase e saída, claro que é uma lista com grandes possibilidades mas já é alguma coisa.

Dá pra destacar uma funcionalidade muito massa no modo de exibição, é possível usar uma caneta, ou marca texto, e até mesmo um ponteiro que destaca os elementos do slide com um clique duplo. Durante a apresentação é uma mão na roda.


De modo geral o Zoho Office é uma bela alternativa, eu não o conhecia muito, mas agora estou realmente interessado. As opções de compartilhamento são tão boas quanto os principais concorrentes, o sistema tem uma boa performance, então vale realmente a pena dar uma olhada.

½ Bônus


Este é um bônus + ou -, isso porque a ideia era justamente se livrar da Microsoft, mas caso você queira se livrar apenas do pagamento da licença o Microsoft Office Web App é uma alternativa, aqueles que não conseguem abandonar o visual bonitinho dos programas do Office podem usar a sua versão online e gratuita.

Muito semelhante ao Zoho Office e ao Google Drive em relação a ferramentas o Office Web App também cumpre bem a missão de ser uma alternativa. Ser menos completo que os concorrentes é sua principal desvantagem, e também um pouco mais lento. 




A grande vantagem é a semelhança entre as interfaces do serviço completo e da versão gratuita, isso ajuda muito quem já é usuário do Word, Excel, PowerPoint e todo o resto da tropa.



E então gostou? Já decidiu qual deles vai usar? Caso você tenha visto algo a respeito de outra alternativa online me avise nos comentários faço questão de ir dar uma olhada e complementar a postagem com a sua sugestão.

Deixe seu comentário para que a gente possa continuar o papo, falar mais das vantagens e desvantagens de cada um deles.

E eu vou deixar o meu muito obrigado a você que leu até aqui, eu sei que todos temos muito a fazer e por isso agradeço o tempo que passou comigo. Até a próxima.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.