Como fazer a Formatação Condicional no Excel - Tutorial completo

Chato! É muito chato uma planilha grande, cheia de números para todos os lados, formatada com o tradicional preto e branco não é mesmo?

Justamente por isso a Formatação Condicional é um dos melhores recursos da dashboard do Excel, ela permite que você altere o visual da sua planilha baseando-se em regras que você poderá facilmente definir através da ferramenta.

Resumindo a ela irá colorir automaticamente a planilha da maneira que você quiser seguindo as condições que você criar.

Por isso este artigo será dedicado inteiramente a Formatação Condicional no Microsoft Excel 2007, e fará parte de uma série de artigos que você não poderá deixar de ler, juntos eles compõem uma espécie de curso online totalmente grátis e completo.

E então? Vamos trabalhar?

excel training

Começando do básico

Vamos começar utilizando o método mais tradicional, iremos colorir um boletim  escolar de vermelho e azul conforme a nota dos alunos, deixei a planilha pronta para você tentar fazer em casa.

Passo #1 - Seleção

Como se trata de uma formatação - sendo condicional ou não - é necessário selecionar, para isso posicione o ponteiro no interior da célula, quando ele assumir a forma ao da cruz ao lado clique segure e arreste até o ponto necessário.

Também é possível selecionar via teclado, basta utilizar as teclas direcionais e posicionar a célula ativa no primeiro valor que será formatado, depois pressione a tecla SHIFT e mantenha pressionado, com as teclas direcionais mova a célula ativa e faça a seleção.

Passo #2 - Acesse o recurso

Para acessar a formatação condicional é preciso acessar a guia Página Incial e depois procurar pelo grupo Estilo, dentro deste grupo você irá encontrar o botão Formatação Condicional.

Como fazer a formatação condicional no Excel -


Passo #3 - Criando as regras

Assim que encontrar o botão clique nele, ignore todas as opções e clique direto em Gerenciar Regras, iremos começar da maneira mais simples possível e depois testaremos algo mais divertido... Sempre comece  pelo mais fácil pra não assustar o leitor não é verdade?! hehe


Imagine ganhar 100 dólares por dia pela internet? Parece mentira e enganação, mas clique aqui e veja que este cara conseguiu e vai provar pra você, além disso ele quer te ensinar como fez, bom né? E aí tá esperando o que? Confira!


Agora que abril o Gerenciador de Regras da Formatação Condicional observe que você terá controle total de todas as regras que criar, lembre-se que a Formatação Condicional nada mais é do que uma regra que altera o visual da sua tabela.


Como fazer a formatação condicional no Excel - Excel Avançado


Vamos começar colorindo de azul aqueles que tiveram boas notas, lembre-se que eu deixei a planilha do exemplo disponível para você.

Clique no botão Novo, você verá que a janela com os 6 tipos de formatação que o Excel 2010 possui, na grande maioria dos casos a segunda opção é a melhor escolha, mas caso você queira observar as outras alternativas verá que cada uma possibilita tipos de regras diferentes, ao longo do artigo eu irei explicar um pouco mais cada uma delas por enquanto escolha Formatar apenas células que contenham.


Como fazer a formatação condicional no Excel - Curso de excel básico


Note que na caixa inferior da janela o primeiro menu está previamente configurado com Valor da Célula, deixe-o como está, no segundo menu altere para Maior do que e no quadro a frente digite 6 (que neste caso é a média para a nota ser azul, ou aprovado).


Altere a regra, neste caso coloque altere para Maior ou igual a, e no campo seguinte insira o valor 6


Agora clique em Formatar e defina como deverá ficar o texto quando as notas dos alunos forem maiores ou igual a 6.

Pressione OK na janela Formatar Células, confira a formatação no campo Visualização e pressione OK mais uma vez.

Você estará visualizando novamente o Gerenciador de Regras de Formatação Condicional, observe que há uma regra na lista.



Deste ponto em diante acredito que você será capaz de continuar sozinho, basta criar uma Nova Regra e repetir os passos, lembre-se que desta vez iremos criar uma formatação diferente, todos aqueles que tiraram notas menores do que 6 vão ser coloridos na cor vermelho.





Assim que inserir a nova regra o Gerenciador ficará como visto na imagem acima, depois disso pressione OK e visualize o resultado.




Você pode baixar a planilha pronta para com este exemplo, caso queira limpar a formatação condicional  para tentar fazer o exercício basta clicar no botão Formatação Condicional e escolher Limpar Regras, neste ponto você poderá escolher se quer limpar a planilha toda ou apenas a área selecionada.

Não tem o Excel instalado em casa? Não tem problema nenhum, você poderá ulitizar alguns serviços online que irão te ajudar a construir uma planilha da mesma maneira que o Excel então leia este artigo e veja as opções mais interessantes para você.

Gostou? Espero que tenha te ajudado a deixar suas planilhas ainda melhores, deixe seu comentário e nos diga como foi sua experiência, caso tenha alguma dúvida comente que irei fazer o possível para te ajudar, até a próxima e muito obrigado.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.