Como fazer um gráfico completo no Excel, ferramentas 3D e formatação profissional.

Fazer uma apresentação de qualidade não é uma tarefa fácil, agora imagine apresentar uma planilha, a tarefa fica ainda mais complicada, isso porque ninguém gosta de ver números, eles normalmente assustam as pessoas.

Mas caso seja necessário, apresentar uma grande quantidade de dados, você poderá facilitar a sua vida e a vida de quem te assiste através de um desenho. Desenhos são muito mais impactantes, são mais facilmente digeridos e entendidos, por isso eu criei este artigo para mostrar a você como fazer um belo gráfico no Excel.


Construindo gráficos no Excel


Mas caso você prefira, poderá utilizar outras ferramentas diferentes além do próprio Excel, neste artigo eu separe duas alternativas ao Microsoft Office e assim não é necessário ter licença ou crakear seus programas.

A organização dos dados na tabela influência bastante no resultado do gráfico então sempre organizem muito bem suas planilhas. Lembre-se de suas aulas de matemática na escola todo gráfico é feito em função de eixos, normalmente o vertical (colunas da planilha) e o horizontal (linhas da planilha).


Bom chega de papo e vamos trabalhar bom estudo:

#01 - Seleção

O primeiro passo é fazer uma seleção adequada ao blog que você precisa construir, para este exemplo vamos utilizar um gráfico de pizza, o objetivo aqui é mostrar a parcela de contribuição de cada pessoa para a realização de uma festa.

Um dos mais interessantes gráficos do Excel é o gráfico de pizza...


Foi escolhido o gráfico de pizza porque assim será fácil perceber o quando cada um foi importante para chegar ao orçamento total, caso fosse utilizado o gráfico de barras por exemplo também teríamos essa mesma sensação, porem, não seria possível comparar a participação individual com o todo.

Para este exercício a seleção será feita utilizando a tecla CTRL, repare que os totais estão separados dos nomes dos contribuintes por isso faça da seguinte forma:

  1. Selecione todos os nomes.
  2. Pressione a tecla CTRL e mantenha pressionada.
  3. Selecione os totais.

A tabela mostra a seleção através do uso da tecla CTRL



Certifique-se de que a seleção de nomes corresponde a mesma quantidade de elementos que a seleção de totais, caso uma coluna seja maior que o gráfico possivelmente será criado com erros.

#02 - Inserir Gráfico

Com a seleção feita acesse a guia Inserir e procure pelo grupo Gráficos, neste grupo clique no botão dropdown para acionar a janela com todos os tipos de gráficos que o Excel oferece.

Atráves do dropdown você irá escolher o tipo de gráfico.


Lembre-se que a interface do Excel é dividade em partes, estas partes são chamadas de grupos, alguns destes grupos possuem um botão chamado dropdown, este botão aciona uma janela que trará mais opções relacionadas ao grupo em questão - é o caso do botão destacado na imagem acima.


Janela usada para escolher o modelo do gráfico


A janela que surge irá mostrar para você vários tipos de gráficos, cada um com vários outros subtipos, repare que dentro dos subtipos as diferenças são sutis, muitas das vezes a diferença é basicamente escolher entre um modelo 3D ou 2D. Agora basta escolher um tipo adequado ao resultado que você está buscando - neste caso o tipo é Pizza e o subtipo é Pizza Destacada 3D, conforme a imagem acima pode te indicar - e voilà, gráfico pronto.

#03 - Formatação

Este é o gráfico gerado pela planilha que disponibilizei para download neste exemplo, observe que o modelo sem nenhuma modificação não é de saltar aos olhos, por isso na minha opinião uma formatação neste caso é muito necessária.



Para formatar este patinho feio gerado pelo Excel vamos começar selecionando suas fatias, ao clicar uma vez sobre qualquer fatia note que todas elas serão selecionadas, você não pode alterar a cor desta forma pois a pizza ficará ilegível, então, clique mais uma vez sobre uma das fatias, note que a seleção irá mudar, agora, com apenas um pedaço selecionado podemos alterar sua cor.

Sempre que o gráfico estiver selecionado a guia especial Ferramentas de Gráfico estará disponível, observe que ela possui três subguias, escolha Formatar, procure pelo botão Preenchimento da Forma e escolha uma cor que você desejar.




Uma dica interessante sobre colorir seu gráfico é usar os efeitos predefinidos de gradiente, ao clicar em Preenchimento da Forma procure Gradiente.

Formatando os elementos do gráfico

Durante a edição temos a possibilidade de ajustar melhor os outros elementos além das fatias, por exemplo a legenda, o título, os rótulos de dados*, etc.

Para formatar estes outros elementos basta você clicar sobre um deles, por exemplo a legenda, e depois acessar o menu Formatar dentro da guia Ferramentas de Gráfico, ao acessar o grupo Estilos de Forma você terá a oportunidade de formatar a caixa onde a legenda estará inserida, já em Estilos de WordArt os recursos alterarão o texto da legenda. É possível alterar a fonte e o tamanho da letra da legenda dentro da guia Início no grupo Fonte.

Série de prints que mostra como formatar a legenda do gráfico

Este processo poderá ser repetido para formatar os rótulos, e também o título do gráfico, lembre-se de primeiro selecionar o elemento que deseja formatar e depois partir para os ajustes, sempre procure facilitar o entendimento e a leitura do desenho quanto mais fácil ficar este entendimento melhor.

Posicionamento dos setores

É possível alterar o posicionamento do setores (fatias) quanto utilizamos o tipo Pizza Destacada. Na verdade existem duas maneiras de mudar a posição delas, uma é mudar fatia por fatia, e a outra é arrastar todas elas ao mesmo tempo.

Várias maneiras de destacar um gráfico de setores.
Para ajustar fatia por fatia basta clicar sobre uma delas, clicar novamente sobre ela, assim apenas uma ficará selecionada, depois clique, segure e arraste a fatia para fora ou para dentro da pizza.

Caso você queira mudar afastar ou aproximar todas elas de uma só vez clique em um espaço vazio na área do gráfico e depois clique, segure e arraste alguma fatia, observe que todas irão se afastar ou se aproximar conforme sua vontade.

Formato e Rotação 3D

Alguns modelos permitem e edição em três dimensões, é o caso do modelo que você está utilizando neste artigo, então cabe aprender um pouquinho sobre o Formato 3D e sobre a rotação 3D.



Exemplo de gráfico depois de alterar sua rotação e formato 3D


Para editar o posicionamento 3D de sua pizza clique na área do gráfico - mas não sobre as fatias, clique em um espaço em branco - e depois procure pelo botão dropdown do grupo Estilos de Forma. Surgirá uma janela chamada Formatar Área do Gráfico (ou Área de Plotagem), nesta janela procure pela guia Rotação 3D.


Janela Formatar Área do Gráfico


Você, agora, poderá definir a rotação nos eixos X e Y e também a perspectiva, altere observando o seu gráfico, assim você conseguirá escolher facilmente a posição que melhor te agrade.

Além da Rotação 3D é interessante observar o Formato 3D, selecione o gráfico (clique sobre alguma fatia) e altere o Bisel tanto superior quanto inferior, observe que para cada um é possível alterar a Largura e a Altura. Aproveite e dê uma olhadinha no botão Material, que poderá deixar o seu gráfico bem bonito.

#04 - Rótulos de Dados

Gráficos são desenhos! Certo? Sim, isso todo mundo mundo já sabe, mas elementos textuais podem, e com certeza vão, enriquecer o seu gráfico e deixá-lo ainda mais completo, informativo e até mesmo mais atraente.

Observe nos dois gráficos a seguir a diferença que o rótulo de dados faz, no primeiro gráfico temos a contribuição de cada um no mês de Maio, mas no segundo fica bem evidente o quanto a Maria Vitória colaborou com a festa.

Observe o gráfico sem os rótulos, é claro que a contribuição da Maria Vitória foi muito grande mas




Já neste outro caso, com o rótulo no meio da fatia a informação foi passada com mais clareza, com mais qualidade, atingindo melhor o objetivo do gráfico.






Para adicionar os rótulos selecione o gráfico (todas as fatias) e clique na subguia Layout, agora procure pelo grupo Rótulos, dentro deste grupo você encontrará o botão Rótulos de Dados, clique nele. Observe que aparecerá várias opções de rótulos de dados para você escolher, eu sugiro que você clique em Mais opções de rótulo de dados, assim você terá uma janela que te permitirá total controle daquilo que será inserido no seu gráfico.


No gráfico mostrado nas imagens acima foi marcado apenas a opção valor, é dependendo daquilo que você escolher é possível até mesmo inserir os nomes da categorias sobre a fatia, isso irá fazer com que a legenda não seja mais necessária (marque a opção Nome da Categoria e depois altere o Separador para Espaço).

Legenda

A legenda é um elemento de grande importância, afinal ela explica o gráfico, em muitos casos sem a legenda o entendimento fica impossível, este é o caso da maioria dos gráficos de setores (ou pizza), por isso no grupo Rótulos, encontrado dentro da subguia Layout, está presente o botão Legenda, neste botão você poderá escolher a posição da legenda e também se ela deve ficar em exibição ou oculta.




Resumo

Neste guia vimos que utilizar um gráfico é um forma interessante de mostrar um grande volume de dados de uma maneira muito mais fácil de ser entendida. Através de uma planilha extremamente simples conseguimos testar alguns dos recursos que envolvem a criação de um gráfico, aqui aprendemos a:
  • Selecionar os dados que irão compor o gráfico
  • Inserir
  • Formatar
  • Alterar a posição e o formato 3D
  • Rótulos de dados
  • Legenda
Acredito que com tudo isso você já pode criar um gráfico de qualidade sem dificuldades, por isso gostaria que você deixasse o seu comentário caso tenha gostado, e caso tenha alguma sugestão, dúvida...

Agradeço muito você que leu até aqui, afinal, este artigo foi um bocado longo, espero que tenha gostado, não deixe de ler os outros artigos sobre o Excel e sobre o Office em geral, tenho certeza que irão te ajudar bastante, mais uma vez obrigado e até a próxima...



2 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho!
    Tinha feito gráficos somente uma vez na vida e nem lembrava como começar, e no final das contas fiz gráficos perfeitos graças a você!
    Muito obrigado e continue com o excelente trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Leandro, fico feliz por ter ajudado, um abraço!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.