5 dicas para você que é tímido melhorar o seu networking e alavancar sua carreira profissional.

Como melhorar o seu networking mesmo você sendo tímido


Se imagine jantando com o seu ídolo musical, se imagine batendo uma bolinha com o maior jogador do mundo, ou se imagine trabalhando na empresa dos seus sonhos.

Sim, isso tudo é possível.

Mesmo que você não acredite naqueles velhos clichês tipo: "Quem acredita sempre alcança".

Saiba que SIM, tudo isso que eu pedi pra você imaginar poderá se tornar possível.

Mas como conseguir tudo isso?

Você já ouviu falar (ou leu a respeito) sobre a teoria dos seus graus de separação? De acordo com esta teoria você está distante apenas a 6 laços de amizade de qualquer outra pessoa no mundo.

Mesmo que esta teoria esteja correta, isto não garante que o Cristiano Ronaldo vá dar uma passadinha lá em casa pra gente comer um churrasco. O que esta teoria prova, é que podemos nos aproximar de nossos objetivos da forma mais simples possível, nos relacionando com outras pessoas.

"Mas eu não sou extrovertido, não me relaciono bem com outras pessoas, minha timidez me deixa muito nervoso."

Muitos dos meus alunos dizem estas palavras quando falo sobre networking, mesmo nos dias de hoje, onde os relacionamentos estão cada vez mais intensos por conta das redes sociais.

Por tudo isso, e por já ter sido um tímido clássico (daqueles que tinham vergonha até de pedir pizza por telefone), resolvi ajudar você que é tímido (e aqueles que não são também) a melhorar o seu networking.


 Dica #01 - Quantidade não é qualidade




Na escola você conheceu vários tipos de pessoas, alguns eram bem populares, aqueles garotos ou garotos que conheciam a escola.

Eu imaginava que os populares da escola eram os reis do networking, a sensação que eu tinha é que eles seriam os reis da oportunidade depois que se formassem.

Mas onde eles estão agora? Se você fizer uma pesquisa rápida verá que a maioria daqueles verdadeiros pop-stars da escola na verdade não se tornaram tão grandes assim quando pareciam.

Isto mostra que não adianta conhecer um cidade, mas na verdade você deve investir em pessoas que trarão algum benefício para você.

"Tempo é dinheiro!"

Neste caso não desperdice o seu com pessoas que não valem a pena.

"Tenho poucos amigos, mas são esses poucos que me fazem felizes" Chorão.


Dica #02 - Planejamento





"Ser tímido é não puxar a cordinha do ônibus sem antes planejar uma estratégia."

Se você se identificou com a frase acima eu te pergunto, já que tímidos planejam até o momento de puxar a cordinha do ônibus porque não planejar as suas participações em atividades da empresa?

Procure saber o que acontece durante os eventos que participar, procure se planejar para eventuais brincadeiras ou dinâmicas, durante a investigação você aproveita para quebrar o gelo com seus gestores.

Quando você sabe e planeja o que irá fazer, certamente você ficará mais confiante.

Planeje também quantas pessoas você pretende conhecer em um evento, isso irá te livrar da obrigação de ficar em um evento por muito tempo.


Dica #03 - Fale pouco e escute muito.


Ops a imagem não apareceu, não fique triste, neste caso ela ilustrava a arte de saber ouvir, na próxima tenho certeza que ela aparecerá.

Falar pouco é um hábito de tímidos certo? Tímidos são naturalmente bons ouvintes e essa é qualidade que deve ser utilizada.

O problema é quando a confiança aparece, normalmente o tímido acaba falando demais, isso irrita algumas pessoas, então, ao participar de eventos corporativos, falar menos pode ser uma boa escolha.

É importante saber ouvir as outras pessoas, livros como o sucesso "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas" afirmam que os outros gostam de ser ouvidos, quando você é ouvido você se sente valorizado por isso ouça também.

Demonstrar interesse é essencial para gerar a empatia das pessoas. Em vez de ficar tagarelando preste mais atenção naquilo que elas falam.


Dica #04 - A prática leva a perfeição




Uma das dificuldades de um tímido é puxar assunto e manter uma conversa por um longo tempo.

E claro, conversar é essencial para construir networking, por isso procure praticar primeiro, na fila do supermercado, na igreja, no futebol.

Procure iniciar conversas com pessoas que você só conhece de vista, assim você terá um novo contato e também irá treinar para um evento corporativo.

Conversar com desconhecidos em ambientes cotidianos também é uma boa forma de treinar, no ônibus, no banco, em uma lanchonete. Inicie conversas, tente mantê-las por um tempo, o pior que poderá acontecer é um desconhecido não te dar atenção. Mas isso você já tem.

Dica #05 - Aproveite suas qualidades




Tímidos possuem algumas vantagens também, afinal, tudo tem o seu lado bom., vamos ver alguns benefícios que a timidez carrega e que poderão ser fatores importantes na hora de formar o seu networking.

Pensadores

Na era da informação o tímido tem algumas vantagens sobre as outras pessoas, hoje em dia mergulhar em seus pensamentos pode ser uma vantagem, e isso é algo que os tímidos sabem muito bem.

Em um processo criativo, onde a mente deve se soltar para que as idéias surjam claramente, aqueles que conseguem realmente se concentrar em seus pensamentos possuem uma vantagem estratégica, e o mercado precisa de pessoas assim.

O processo de tomada de decisão é muito mais complexo na cabeça de um tímido e isso poderá lhe ajudar durante sua carreira.

Observadores

Pessoas tímidas são melhores observadores do que os não tímidos.

Eles tendem a perceber os detalhes que ninguém percebeu, normalmente possuem uma percepção aguçada, conseguem mais facilmente notar as expressões dos outros e isso irá lhe mostrar o que as pessoas realmente estão sentindo.

Ouvintes

Conversar, e dar sua própria opinião são algumas dificuldades de um tímido, principalmente em público.

Mas eles tendem a ser bons ouvintes, uma vez que realmente prestam atenção naquilo que escutam, prestam atenção porque eles se preocupam mesmo com aquilo que as pessoas pensam dele.

Então procuram passar uma boa imagem para estas pessoas.


Viu?! Nem tudo na vida é problemático e complicado, tudo é uma questão de adaptação e cabe a você aproveitar os benefícios até mesmo em "defeitos" pessoais, então pratique e depois comente por aqui suas experiências, e nos diga como a timidez te atrapalha e caso tenha conseguido, nos diga como superou.

Obrigado por ler o artigo até aqui, espero que você tenha gostado, um abraço e até a próxima...



SHARE

Alexandre Santos

Eu sou Alexandre Santos, graduado em Sistemas de Informação pela Faculdade Pitágoras, e professor a mais de 8 anos. Me aventurando como blogueiro afinal conhecimento só é útil quando compartilhado.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários: