Aprenda a criar um sumário automático no Word.

Design de um sumário


Trabalhos acadêmicos fazem justiça ao seus nomes, eles realmente dão trabalho.

Como se não bastasse ainda temos que formatar o trabalho conforme as (chatíssimas) normas da ABNT.

Por isso elaborei este pequeno tutorial para te ensinar a criar um dos elementos pré-textuais de um trabalho, estamos falando do Sumário.

De acordo com o Wikipédia sumário é:

Enumeração das principais divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem em que a matéria nele se sucede.

Resumindo, é aquela listinha que mostra as páginas dos assuntos encontrada no começo dos livros, apostilas, trabalhos...


Certo?! Já sei o que é um sumário e agora como fazer esse danado no Word?

Eu já vi, não tenho como provar, mas afirmo com veemência que vi pessoas tentarem inserir o sumário manualmente, título por título, página por página.

É claro que esta não é a melhor maneira, o ideal é inserir um sumário automático, assim o Word poderá atualizar automaticamente cada alteração feita no seu texto.

Bom, chega de papo, vamos trabalhar, então caso você precise de um texto faça o download aqui. E vamos ao tutorial.


Imagem meramente ilustrativa


Criando os estilos rápidos

Antes de qualquer coisa é importante saber que o Word não irá selecionar automaticamente os títulos para colocar no sumário, esta tarefa é sua.

Sendo assim, primeiro você deverá criar um estilo rápido na guia Página Inicial (você também poderá utilizar um estilo já existente caso queira).

Para criar o estilo formate o título da maneira mais conveniente para o seu trabalho (nas normas da ABNT por exemplo). Ainda na guia Página Inicial clique no botão Mais para abrir outras opções de estilos rápidos.

O botão mais permite acessar opções extras do grupo estilos.


Ao clicar escolha a opção Salvar Seleção como Novo Estilo Rápido, defina um nome para o seu novo estilo e clique em Ok.


Janela utilizada para salvar um novo estilo rápido


Guia Referências

Pronto, o seu título agora possui um estilo, agora você poderá acrescentá-lo ao sumário, para isto basta acessar a guia Referências e procure pelo grupo Sumário, ao lado do botão Sumário você irá encontrar o botão Adicionar Texto.

Não se esqueça que você precisa seguir os passos anteriores em todos os títulos do seu documento, é possível fazer isto de uma vez só, basta selecionar os títulos através da margem esquerda:
  • Segure a tecla CTRL e de um clique na margem esquerda ao lado do seu primeiro título.
    • Você saberá que está clicando no lugar certo quando o ponteiro estiver apontando para a direita.
  • Solte o CTRL e role até o próximo.
  • Segure novamente o CTRL e mais uma vez clique na margem esquerda ao lado título.
  • Repita este processo até ter selecionado todos.
Quer conhecer mais dicas sobre o pacote office asse a nossa página Mais tutoriais Office, e aprenda vários macetes que irão te ajudar bastante nos seus trabalhos com o Word, Excel e PowerPoint.

Agora que você adicionou todos os textos no sumário, clique no local onde ele será inserido e ainda na guia Referências clique em Sumário, escolha a opção Sumário Automático 1.


Pronto, seu sumário está concluído. Caso você faça alguma alteração no documento que altere a ordem das páginas não será necessário criar todo o sumário novamente, neste caso basta atualizar o sumário (você encontro o botão Atualizar Sumário próximo ao botão Sumário)

Simples né! 

Caso tenha te ajudado deixe o seu comentário, caso alguma coisa não esteja clara comente também que eu te explico da melhor forma possível, um abraço e até a próxima.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.