Marcadores: Aprenda agora a separar suas postagens em categorias e deixe seu blog mais acessível do que nunca.

Olá caso não esteja conseguindo ver esta imagem não fique triste, ela não era tão importante.


Você já entrou em um site vindo de uma pesquisa do Google e se deparou com um conteúdo fantástico que te deu vontade de beijar o autor?

Caso sim, imagine encontrar neste mesmo site outros artigos relacionados que poderão te proporcionar ainda mais leituras memoráveis?

A função dos marcadores é esta. Eles servem para categorizar o seu blog, são palavras chave que irão permitir aos seus leitores encontrarem mais postagens relacionadas com os artigos que você já publicou.

Muitas pessoas subestimam o potencial dos marcadores, mas acreditem, eles irão proporcionar mais tráfego para o seu blog.

Um exemplo se você clicar neste link você irá acessar apenas as postagens foram categorizadas como blog. Além de facilitar a vida do meu leitor eu acabo de ganhar mais uma visita, ou até mais de uma caso o usuário resolva clicar em mais de um artigo.

Mais uma imagem meramente ilustrativa, não se preocupe se você não consegue vê-la.

Agora que você sabe um pouco mais sobre os marcadores e seus benefícios vou te ensinar etiquetar suas postagens.

Como colocar os marcadores no blogger

Saiba que você precisa de realizar duas tarefas para inserir os marcadores, primeiro você deve categorizar cada postagem.

Etiquetando as postagens


Note que neste exemplo as duas primeiras postagens não possuem etiquetas, enquanto a postagens Super Tank possui a tag Carros.

Assim você já sabe quanto o seu artigo está ou não categorizado. Caso ele não esteja você irá clicar no título do artigo, ele irá abrir o modo de edição, pra quem está escrevendo um novo artigo o processo a seguir será idêntico.

Na tela de edição do blogger observe a barra lateral sua direita, o primeiro item nas Configurações de Postagens é o nosso Marcadores.

Clique sobre ele e digite a categoria que você quiser, você vai notar assim que clicar que ele irá mostrar logo abaixo os marcadores que já foram utilizados no seu blog, se você quiser utilizar um destes marcadores basta clicar sobre ele.

Aqui eu mostrei a barra lateral do blogger na tela de edição das postagens.


Várias categorias

Você poderá criar artigos com mais de uma categoria (praticamente todas as postagens do DataInfoBlog são assim), para isso digite as categorias separadas por vírgula.

Nesta imagem eu mostrei um exemplo de blog com várias categorias.


Feito isso publique ou atualize sua postagem, pronto! A partir deste ponto os seus artigos estão marcados.

Agora você irá aprender a inserir o gadget Marcadores no seu template, se você quiser 5 dicas infalíveis para escolher o melhor template para o seu blog clique aqui.

Gadget Marcadores

Bom, não foi uma tarefa das mais difíceis certo? Agora, eu vou ensinar pra você como colocar a lista de marcadores na Home do seu blog.

No painel de controle do blog procure pelo botão Layout.



Agora que você está acessando a página layout basta procurar pelo link Adicionar Gadget, depois de clicar nele a janela de gadgets vai aparecer, você vai procurar pela opção Marcadores.


Esta imagem mostrava apenas o botão que adiciona dá acesso as configurações dos marcadores no blogger.

Agora você poderá configurar seus marcadores, escolha:
  • Título: Categorias, tags, assuntos, são algumas das sugestões para você colocar neste campo.
  • Classificação: Aqui você irá definir qual marcador aparecerá primeiro, você pode colocar em ordem alfabética ou frequência, neste caso os primeiros marcadores a aparecerem serão aqueles que tiverem um maior número de postagens.
  • Exibir: Lista ou cloud, no caso do primeiro ele irá mostrar uma lista de (um sobre o outro) de categorias, no caso da cloud os marcadores serão dispostos um com em um texto comum, uma palavra na frente da outra, a diferença é que neste modelo os marcadores com mais postagens aparecem maiores do que aqueles com menos postagens.
Além destas configurações você vai escolher se exibe ou não o número de postagens etiquetadas com cada marcador.

Agora basta salvar, o seu blog foi categorizado e você colocou a disposição dos seus leitores tudo o que eles precisam para encontrar estas categorias.

Eu deixei neste link uma lista de postagens que irão te ajudar a melhorar ainda mais o seu blog, clique e bons estudos.

Obrigado por ter chegado até aqui eu espero que realmente tenha te ajudado, muita sorte com o seu blog e até a próxima.

Só lembrando que estou disponível pra ajudar, deixe seu comentário que eu irei te responder um grande abraço.


Um comentário:

  1. Muito obrigado pelos esclarecimentos, foi muito útil. estou com grandes problemas para configurar meu blog; pois alem de neófito em informática tenho sérias dificuldades com HTML. Não consigo divulgar meu blog o bastante para os possíveis leitores e, isso tem me deixado aborrecido, co essa espero melhorar a divulgação; obrigado!!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.